terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O IEE Wilson Camargo foi um dos vencedores  do Prêmio Gestão Escolar 2013


Diretora da escola diz que o foco dos projetos é a dificuldade do aluno.

instituto_estadual_de_educacao_wilson_camargo.O Vencedor da fase estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013, em Rondônia, o Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo, de Vilhena (RO), participa da fase nacional. De acordo com a diretora da escola, Maria da Penha Batista, a escola passou por duas avaliações até ser escolhida, e nessa fase a instituição já foi premiada com R$ 6 mil.
Além da premiação em dinheiro, os diretores das escolas vencedoras em cada estado viajaram para os Estado Unidos por 15 dias para uma visita técnica a estabelecimentos de ensino norte americano.
O prêmio teve início em 1990 com o objetivo de mobilizar projetos voltados para a melhoria da gestão escolar no Brasil. Trata-se de um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro.
A diretora explica que o maior objetivo da escola é tentar resolver as principais dificuldades dos alunos. “Onde está o maior problema da escola? Trabalhamos focando as ações para sanar esse problema”, afirma.
Penha acredita que a participação da família contribui para o desempenho do aluno. “É importante que os pais participem de um momento de lazer na escola, não que venham apenas para saber da situação do filho”, destaca a diretora.
Projetos
Penha explica que atualmente a escola trabalha com pequenos projetos, mas que fizeram a diferença e levaram a essa conquista, uma dessas ações é o “Monitorando a aprendizagem”, projeto criado em 2012 com a intenção de reduzir em 4% as taxas de reprovação na disciplina de matemática. Em um horário oposto ao das aulas, um professor trabalhava as principais dificuldades dos alunos.
A aluna Fabiana Sales, de 15 anos, conta que o projeto não é voltado apenas para quem está com problemas no aprendizado, mas para o aluno que tem interesse em aprender mais. A aluna afirma que a diferença após o projeto foi muito grande. ”Era a mesma forma de ensinar, mas o tempo para explicar era maior que o da aula normal, a gente aprendia bem mais”, explica.
Além desse projeto, a escola desenvolveu outros como “Por trás da porta que a matemática acontece”, com o objetivo de aumentar os índices de aprovação nas disciplinas de português e matemática e ainda o “Futebol do papai”, realizado no Dia dos Pais, que traz a família para dentro da escola.
Penha está animada com a conquista e que conta com a torcida de todo o estado para que a escola seja referência nacional em ensino. “A responsabilidade agora é muito grande”, afirma. Em 2011, pelo mesmo prêmio a escola Wilson Camargo ficou em quinto lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário